Uma vida a serviço do Reino!

A Parábolda dos Talentos

03-09-2010 16:16

 

 

 

 

 

 

A PARABOLA DOS TALENTOS

 

TEXTO DE REFERENCIA: Mateus 25:15-18

 

14 - Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens.

15 - E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.

16 - E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos.

17 - Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois.

18 - Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.

 

Jesus nesta parábola diz como foram distribuídos os afazeres dentro do Reino de Deus, cada qual dos servos recebera talentos para negociá-los com objetivo de render ao Senhor do Reino o retorno não somente do capital, mas, do juro, sendo importante salientar que a distribuição não foi igualitária devido a “capacidade” de cada um, desta forma nós – os servos não podemos alegar ignorância quanto aos nossos dotes espirituais quando recebemos de Deus algum dom ou trabalho a fazermos , sabemos com certeza de que a capacidade já esta implícita nesta nomeação.

 

Analisemos:

 

1° recebeu 5 – logo granjeou mais 5 entregando 10 talentos, isto significa que durante o tempo de nomeação ele aproveitou bem gerando 100% de aproveitamento. O outro recebeu 2 dentro de sua capacidade, o retorno foram 4 com 100% de aproveitamento. Porem o ultimo que recebeu somente 1 enterrou o telando apresentando ao Senhor algumas insustentáveis desculpas a cerca da sua atitude . (Mateus 25:18,24-25)

 

18 - Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. 

24 - Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;

25 - E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.

 

 

2º - (a) Homem duro

       (b) Ceifas onde não semeastes

       (c) Ajuntas onde não espalhastes

 

 

 

Percebe-se que o serviçal tinha conhecimento de quem era seu patrão, porem preferiu deixar o talento guardado dentro de si mesmo, saiba que o seu Senhor havia entregado a ele porque o mesmo tinha conhecimento de que ele possuía capacidade de administrar aquele talento, porem ele “cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu Senhor

Este é um ato não de precaução, mas de covardia, de omissão mesmo, Deus não nos julga pela falta da capacidade, mas pela falta de coragem ante as dificuldades que porventura o trabalho possa gerar, por essa razão Ele disse “eis que Estou convosco até a consumação dos séculos”, segundo a Bíblia somos chamados e depois escolhidos, passamos pelo chamamos de período de experiência, perguntaríamos a cada ser existente, o que se espera de um individuo que esta em fase de experiência? Que produza é o mais obvio.

            Deixar o talento guardado sem uso é próprio daqueles que quando é argüido sobre algum cargo a se ocupado ou se pergunta qual é a sua ocupação ele simplesmente responde “sou apenas membro de banco”.

            Talvez o fator que desencadeia essa atitude seja a monetária, o homem hodierno vive em função da renda, percebe-se que quanto mais se ganha, mais se deseja ganhar e em uma corrida desenfreada pelo sucesso coloca-se os “reino de Deus” (Mat 6:33)  em 2° lugar, isso é um perigo muito grande, pois trata-se de semeadura,  não se deve viver enganado, o que aqui você conquistar, aqui ficará deve-se aproveitar o que aqui se conquistou , porem com sabedoria remindo o tempo para também semear para o porvir, essa vida é efêmera, passa, faz parte de um vapor que logo se esvai, a do porvir contudo é eterna, durará uma eternidade, quanto tempo é uma eternidade? Pois é já vi que você vê quanto tempo dura uma eternidade, não preciso nem colocar a resposta neste papel.

 

            Veja que também neste item existe umas escala, os melhores sempre recebem mais afazeres, isso não significa necessariamente que sejam mais inteligentes, mas, que procuram sempre ser solícitos e não somente isso, essas pessoas sempre estão com aquele conceito “nada é tão bom que não possa ser melhorado” desta forma estão sempre lendo , pesquisando, se aprofundando na sua devida área, quem canta, não deixa para escolher o hino somente no momento da oportunidade, e também não escolhe em que lugar ou para que pessoas ira cantar, pois o seu intuito é louvar a Deus, desta forma também procura melhorar a sua entonação ensaiando sempre, quem prega sempre terá um assunto disponível para dialogar com alguém ou em uma igreja, sempre digo quando sou pego de surpresa: “temos sempre que carregar conosco um pequeno porem saboroso marmitex bem quentinho e apetitoso”, desta forma Deus sempre terá algo para nos apresentar na sua obra. Desta forma acontece com todos os outros cargos disponíveis dentro da igreja de Deus.

            Quando se olha para a igreja vê-se com clareza este tipo de crente, geralmente é aquele que não possui muito encargos, porem vive sempre a reclamar , porem não podemos contudo generalizar, pois existem aqueles que noutro tempo foram muito atarefados, mas que por motivos de força maior hoje não podem exercer cargos eclesiásticos dentro da igreja contudo porem sempre estão prontos a apoiar as ações de seus companheiros.

 

 

 

 

3° O RESULTADO DA OMISSÃO (MATEUS 25: 26-30)

 

 

26 - Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?

27 - Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros.

28 - Tirai-lhe, pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos.

29 - Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado.

30 - Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.

 

 

            A lei da semeadura é uma realidade tantos em nossos dias em Gálatas 06:7, Deus não permite que zombe Dele, precisamos ter muito cuidado embora as coisas pareçam a “La Von te”, haverá um dia que Ele julgara a todos indistintamente.

            Os serviçais dos 5 e 2 talentos foram beneficiados e galardoados e entraram para as bodas provaram que a fidelidade trás muitos benefícios para quem a usa com diligencia. Todavia porem o incauto serviçal que escondeu, tentou-se desculpar com seu Senhor que repetiu exatamente a sua fala, dizendo e reafirmando quanto ao seu conhecimento da postura severa do seu Senhor, sofrendo a seguir algumas punições;

 

            3.1 – Deveria ter dado aos banqueiros para receber o principal com juros:

                        a) Banqueiros será que esse termo não teria a ver com aqueles que muitas vezes chegam a nossas igrejas e vendem o seu talento de pregar, cantar, etc.. na realização das nossas festas? Será que não temos cantores, pregadores, ministradores, oradores, abençoadores, etc.? Falando em banqueiros você logo identifica os tais, pois os banqueiros somente querem ganhar, caso um negocio não venha a ser lucrativo então eles não investem. Muitos destes cantores e pregadores são assim, antes de vir a sua igreja querem acertar a quantia que irão receber, com adiantamento e tudo. E você que Deus deu o talento para pregar, para cantar, para abençoar, etc., e esta com a ferramenta enferrujada delegando esse trabalho a pessoas mercenárias que sorvem a gordura das ovelhas, não falo somente destes, mas também dos departamentos internos da Igreja que precisam de pessoas de bem para trabalhar, liderar, gerir e muitos de nos ficamos em nossas vidinhas sofisticadas, assistindo de camarotes as coisas passarem, esperando somente as bênçãos caírem em nosso regaço, cuidado podemos perder o trem e ficarmos aqui!

3.2 – O mercenário não tem a mesma preocupação que o Pastor.

            Se Deus nos deu a responsabilidade de sermos cooperadores nesta obra se delegarmos essa tarefa a outros estaremos sendo omissos, olhando para trás, lembra-se da palavra “arado”? Pois é que lança mão do arado e olha para trás não é digno, quando nos resignamos a ocupar nosso lugar por temer fracasso , estamos sim olhando para trás, nossas experiências, capacidade, dificuldades enfrentadas, estamos desta forma abrindo portas para estes homens inescrupulosos que somente visam as suas finanças.

 

 

 

 

 4.0 O PERIGO DA OMISSÃO (MATEUS 25:28-30)

 

 

28 - Tirai-lhe, pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos.

29 - Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado.

30 - Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.

 

           

4.1 – A RECOMPENSA DO TRABALHADOR

 

            Aqui vemos a diferença entre o que faz e àquele que fica na banheira, só  esperando o passe de ouro , porem não lutou com o time , não passou momentos sofríveis, momentos de total desalento, mas, somente quer sorver os momentos de glória do time, para que isso aconteça ele se mantém esguio sempre à margem dos investimentos, aparecendo somente na hora das honras.

 

            Mas aqui no verso 28 vemos a recompensa daquele que realmente trabalhou e esforçando, manteve o foco direcionado no resultado, pois isso é o q       ue a Trindade espera de nós “vos escolhi, vos nomeei para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça” . Mas pode-se falar ou soltar uma frase como esta “então quem trabalha muito acaba trabalhando muito mais?” Quem trabalha colhe conforme planta quem semeia pouco colhe pouco, quem semeia muito colhe muito

            Desta forma a entrega do 11º talento era uma recompensa ao mais aplicado, isso nos mostra que quanto mais nos temos feito, muitas vezes algo mais nos será entregue por Deus que conhece a capacidade de cada um.

 

4.2 – A RECOMPENSA DO MAL SERVO

 

       

30 - Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.

 

 

4.2.1        - A identificação: Não podemos discutir que Deus sabe quem somos no intimo (1ª Sam 16:7), desta forma quando Deus rejeita amado é um terreno perigoso “Servo inútil” algo que não presta, não tem serventia, é muito duro esta palavra.... , mas é algo que iremos ouvir se nos mantivermos á margem.

4.2.2        “lançai nas trevas exteriores,” tem uma conotação de exílio, escuridão, desconhecimento por outros, não permissão do transito livre, falta de passaporte, entre outras conjecturas. O mais importante é que  quando não trabalhamos também não poderemos gozar das belezas da vida eterna “se é certo que com ELE padecemos”

4.2.3        “ali haverá pranto e ranger de dentes” sofrimentos infindos, pranto no remete a um choro interminável e doloroso, desesperador, corroborados com “ranger” de dentes, o mais alucinante é que o homem nunca pensa com antecedência, sempre descobre na ultima hora , é exatamente o que ira acontecer com cerca de 50% dos evangélicos no mundo, vão descobrir que não estavam inseridos no arrebatamento somente depois de ele ter ocorrido, vivem hoje como o bíblia diz , casam-se e dão-se em casamentos , vivem uma vida dissoluta, inodora e sem sabor, vivendo o presente sem se preparar para o futuro um conselho sábio certa vez assevera “ não fique olhando para o passado, pois ele já passou não se muda o futuro olhando o passado, mas, acostume aos seus olhos olhar para o futuro (alvo) afim de que no presente possa se construir o futuro e que este seja diferente do seu passado”

5                    – CONCLUSÃO

5.2               Viva o presente na semeadura, observando o futuro onde reside a sua colheita  e lembre-se o que você não conseguir colher aqui tenha a certeza de colhera no porvir.

5.3              Nunca se resigne de ofertar aquilo que você tem Deus não esta interessado em malabarismos, mas, na sua disponibilidade para o trabalho, a capacidade e as ferramentas já estão em você, basta lançar mãos delas e trabalhar.

5.4              Não olhe os ventos (problemas, dificuldades, invejas, possibilidades, etc.) para semear, pois segundo eclesiastes 11 quem olha o vento nunca semeara.

5.5              Nunca escolha o que fazer “o que vier a sua mão faça conforme as suas forças”, pois o segredo não esta no que você faz, mas, como você faz Deus ira nos recompensar pelos frutos e não pela arvore.

5.6              Procure os melhores materiais para trabalhar 1ª Cor 3 10-15  (1ª escala :Ouro, Prata e Pedras Preciosas) de forma que tenha êxito em seu trabalho.

5.7              O êxito nem sempre esta ligado à aprovação humana, mas de Deus , porem sempre tenha um senso critico com relação às suas  próprias obras, mantenha-se sóbrio , temperado, pés no chão, mantendo sempre a bíblia como seu norteador.

 

 

 

 

Pr. Jurandir Macchisini

Campo Belo – Sumaré-SP

 

 

 

 

A PARABOLA DOS TALENTOS

 

TEXTO DE REFERENCIA: Mateus 25:15-18

 

14 - Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens.

15 - E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.

16 - E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos.

17 - Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois.

18 - Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.

 

Jesus nesta parábola diz como foram distribuídos os afazeres dentro do Reino de Deus, cada qual dos servos recebera talentos para negociá-los com objetivo de render ao Senhor do Reino o retorno não somente do capital, mas, do juro, sendo importante salientar que a distribuição não foi igualitária devido a “capacidade” de cada um, desta forma nós – os servos não podemos alegar ignorância quanto aos nossos dotes espirituais quando recebemos de Deus algum dom ou trabalho a fazermos , sabemos com certeza de que a capacidade já esta implícita nesta nomeação.

 

Analisemos:

 

1° recebeu 5 – logo granjeou mais 5 entregando 10 talentos, isto significa que durante o tempo de nomeação ele aproveitou bem gerando 100% de aproveitamento. O outro recebeu 2 dentro de sua capacidade, o retorno foram 4 com 100% de aproveitamento. Porem o ultimo que recebeu somente 1 enterrou o telando apresentando ao Senhor algumas insustentáveis desculpas a cerca da sua atitude . (Mateus 25:18,24-25)

 

18 - Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. 

24 - Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;

25 - E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.

 

 

2º - (a) Homem duro

       (b) Ceifas onde não semeastes

       (c) Ajuntas onde não espalhastes

 

 

 

Percebe-se que o serviçal tinha conhecimento de quem era seu patrão, porem preferiu deixar o talento guardado dentro de si mesmo, saiba que o seu Senhor havia entregado a ele porque o mesmo tinha conhecimento de que ele possuía capacidade de administrar aquele talento, porem ele “cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu Senhor

Este é um ato não de precaução, mas de covardia, de omissão mesmo, Deus não nos julga pela falta da capacidade, mas pela falta de coragem ante as dificuldades que porventura o trabalho possa gerar, por essa razão Ele disse “eis que Estou convosco até a consumação dos séculos”, segundo a Bíblia somos chamados e depois escolhidos, passamos pelo chamamos de período de experiência, perguntaríamos a cada ser existente, o que se espera de um individuo que esta em fase de experiência? Que produza é o mais obvio.

            Deixar o talento guardado sem uso é próprio daqueles que quando é argüido sobre algum cargo a se ocupado ou se pergunta qual é a sua ocupação ele simplesmente responde “sou apenas membro de banco”.

            Talvez o fator que desencadeia essa atitude seja a monetária, o homem hodierno vive em função da renda, percebe-se que quanto mais se ganha, mais se deseja ganhar e em uma corrida desenfreada pelo sucesso coloca-se os “reino de Deus” (Mat 6:33)  em 2° lugar, isso é um perigo muito grande, pois trata-se de semeadura,  não se deve viver enganado, o que aqui você conquistar, aqui ficará deve-se aproveitar o que aqui se conquistou , porem com sabedoria remindo o tempo para também semear para o porvir, essa vida é efêmera, passa, faz parte de um vapor que logo se esvai, a do porvir contudo é eterna, durará uma eternidade, quanto tempo é uma eternidade? Pois é já vi que você vê quanto tempo dura uma eternidade, não preciso nem colocar a resposta neste papel.

 

            Veja que também neste item existe umas escala, os melhores sempre recebem mais afazeres, isso não significa necessariamente que sejam mais inteligentes, mas, que procuram sempre ser solícitos e não somente isso, essas pessoas sempre estão com aquele conceito “nada é tão bom que não possa ser melhorado” desta forma estão sempre lendo , pesquisando, se aprofundando na sua devida área, quem canta, não deixa para escolher o hino somente no momento da oportunidade, e também não escolhe em que lugar ou para que pessoas ira cantar, pois o seu intuito é louvar a Deus, desta forma também procura melhorar a sua entonação ensaiando sempre, quem prega sempre terá um assunto disponível para dialogar com alguém ou em uma igreja, sempre digo quando sou pego de surpresa: “temos sempre que carregar conosco um pequeno porem saboroso marmitex bem quentinho e apetitoso”, desta forma Deus sempre terá algo para nos apresentar na sua obra. Desta forma acontece com todos os outros cargos disponíveis dentro da igreja de Deus.

            Quando se olha para a igreja vê-se com clareza este tipo de crente, geralmente é aquele que não possui muito encargos, porem vive sempre a reclamar , porem não podemos contudo generalizar, pois existem aqueles que noutro tempo foram muito atarefados, mas que por motivos de força maior hoje não podem exercer cargos eclesiásticos dentro da igreja contudo porem sempre estão prontos a apoiar as ações de seus companheiros.

 

 

 

 

3° O RESULTADO DA OMISSÃO (MATEUS 25: 26-30)

 

 

26 - Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?

27 - Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros.

28 - Tirai-lhe, pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos.

29 - Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado.

30 - Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.

 

 

            A lei da semeadura é uma realidade tantos em nossos dias em Gálatas 06:7, Deus não permite que zombe Dele, precisamos ter muito cuidado embora as coisas pareçam a “La Von te”, haverá um dia que Ele julgara a todos indistintamente.

            Os serviçais dos 5 e 2 talentos foram beneficiados e galardoados e entraram para as bodas provaram que a fidelidade trás muitos benefícios para quem a usa com diligencia. Todavia porem o incauto serviçal que escondeu, tentou-se desculpar com seu Senhor que repetiu exatamente a sua fala, dizendo e reafirmando quanto ao seu conhecimento da postura severa do seu Senhor, sofrendo a seguir algumas punições;

 

            3.1 – Deveria ter dado aos banqueiros para receber o principal com juros:

                        a) Banqueiros será que esse termo não teria a ver com aqueles que muitas vezes chegam a nossas igrejas e vendem o seu talento de pregar, cantar, etc.. na realização das nossas festas? Será que não temos cantores, pregadores, ministradores, oradores, abençoadores, etc.? Falando em banqueiros você logo identifica os tais, pois os banqueiros somente querem ganhar, caso um negocio não venha a ser lucrativo então eles não investem. Muitos destes cantores e pregadores são assim, antes de vir a sua igreja querem acertar a quantia que irão receber, com adiantamento e tudo. E você que Deus deu o talento para pregar, para cantar, para abençoar, etc., e esta com a ferramenta enferrujada delegando esse trabalho a pessoas mercenárias que sorvem a gordura das ovelhas, não falo somente destes, mas também dos departamentos internos da Igreja que precisam de pessoas de bem para trabalhar, liderar, gerir e muitos de nos ficamos em nossas vidinhas sofisticadas, assistindo de camarotes as coisas passarem, esperando somente as bênçãos caírem em nosso regaço, cuidado podemos perder o trem e ficarmos aqui!

3.2 – O mercenário não tem a mesma preocupação que o Pastor.

            Se Deus nos deu a responsabilidade de sermos cooperadores nesta obra se delegarmos essa tarefa a outros estaremos sendo omissos, olhando para trás, lembra-se da palavra “arado”? Pois é que lança mão do arado e olha para trás não é digno, quando nos resignamos a ocupar nosso lugar por temer fracasso , estamos sim olhando para trás, nossas experiências, capacidade, dificuldades enfrentadas, estamos desta forma abrindo portas para estes homens inescrupulosos que somente visam as suas finanças.

 

 

 

 

 4.0 O PERIGO DA OMISSÃO (MATEUS 25:28-30)

 

 

28 - Tirai-lhe, pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos.

29 - Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado.

30 - Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.

 

           

4.1 – A RECOMPENSA DO TRABALHADOR

 

            Aqui vemos a diferença entre o que faz e àquele que fica na banheira, só  esperando o passe de ouro , porem não lutou com o time , não passou momentos sofríveis, momentos de total desalento, mas, somente quer sorver os momentos de glória do time, para que isso aconteça ele se mantém esguio sempre à margem dos investimentos, aparecendo somente na hora das honras.

 

            Mas aqui no verso 28 vemos a recompensa daquele que realmente trabalhou e esforçando, manteve o foco direcionado no resultado, pois isso é o q       ue a Trindade espera de nós “vos escolhi, vos nomeei para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça” . Mas pode-se falar ou soltar uma frase como esta “então quem trabalha muito acaba trabalhando muito mais?” Quem trabalha colhe conforme planta quem semeia pouco colhe pouco, quem semeia muito colhe muito

            Desta forma a entrega do 11º talento era uma recompensa ao mais aplicado, isso nos mostra que quanto mais nos temos feito, muitas vezes algo mais nos será entregue por Deus que conhece a capacidade de cada um.

 

4.2 – A RECOMPENSA DO MAL SERVO

 

       

30 - Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.

 

 

4.2.1        - A identificação: Não podemos discutir que Deus sabe quem somos no intimo (1ª Sam 16:7), desta forma quando Deus rejeita amado é um terreno perigoso “Servo inútil” algo que não presta, não tem serventia, é muito duro esta palavra.... , mas é algo que iremos ouvir se nos mantivermos á margem.

4.2.2        “lançai nas trevas exteriores,” tem uma conotação de exílio, escuridão, desconhecimento por outros, não permissão do transito livre, falta de passaporte, entre outras conjecturas. O mais importante é que  quando não trabalhamos também não poderemos gozar das belezas da vida eterna “se é certo que com ELE padecemos”

4.2.3        “ali haverá pranto e ranger de dentes” sofrimentos infindos, pranto no remete a um choro interminável e doloroso, desesperador, corroborados com “ranger” de dentes, o mais alucinante é que o homem nunca pensa com antecedência, sempre descobre na ultima hora , é exatamente o que ira acontecer com cerca de 50% dos evangélicos no mundo, vão descobrir que não estavam inseridos no arrebatamento somente depois de ele ter ocorrido, vivem hoje como o bíblia diz , casam-se e dão-se em casamentos , vivem uma vida dissoluta, inodora e sem sabor, vivendo o presente sem se preparar para o futuro um conselho sábio certa vez assevera “ não fique olhando para o passado, pois ele já passou não se muda o futuro olhando o passado, mas, acostume aos seus olhos olhar para o futuro (alvo) afim de que no presente possa se construir o futuro e que este seja diferente do seu passado”

5                    – CONCLUSÃO

5.2               Viva o presente na semeadura, observando o futuro onde reside a sua colheita  e lembre-se o que você não conseguir colher aqui tenha a certeza de colhera no porvir.

5.3              Nunca se resigne de ofertar aquilo que você tem Deus não esta interessado em malabarismos, mas, na sua disponibilidade para o trabalho, a capacidade e as ferramentas já estão em você, basta lançar mãos delas e trabalhar.

5.4              Não olhe os ventos (problemas, dificuldades, invejas, possibilidades, etc.) para semear, pois segundo eclesiastes 11 quem olha o vento nunca semeara.

5.5              Nunca escolha o que fazer “o que vier a sua mão faça conforme as suas forças”, pois o segredo não esta no que você faz, mas, como você faz Deus ira nos recompensar pelos frutos e não pela arvore.

5.6              Procure os melhores materiais para trabalhar 1ª Cor 3 10-15  (1ª escala :Ouro, Prata e Pedras Preciosas) de forma que tenha êxito em seu trabalho.

5.7              O êxito nem sempre esta ligado à aprovação humana, mas de Deus , porem sempre tenha um senso critico com relação às suas  próprias obras, mantenha-se sóbrio , temperado, pés no chão, mantendo sempre a bíblia como seu norteador.

 

 

 

 

Pr. Jurandir Macchisini

Campo Belo – Sumaré-SP

 

 

 

 

 

 

A PARABOLA DOS TALENTOS

 

TEXTO DE REFERENCIA: Mateus 25:15-18

 

14 - Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens.

15 - E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.

16 - E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos.

17 - Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois.

18 - Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.

 

Jesus nesta parábola diz como foram distribuídos os afazeres dentro do Reino de Deus, cada qual dos servos recebera talentos para negociá-los com objetivo de render ao Senhor do Reino o retorno não somente do capital, mas, do juro, sendo importante salientar que a distribuição não foi igualitária devido a “capacidade” de cada um, desta forma nós – os servos não podemos alegar ignorância quanto aos nossos dotes espirituais quando recebemos de Deus algum dom ou trabalho a fazermos , sabemos com certeza de que a capacidade já esta implícita nesta nomeação.

 

Analisemos:

 

1° recebeu 5 – logo granjeou mais 5 entregando 10 talentos, isto significa que durante o tempo de nomeação ele aproveitou bem gerando 100% de aproveitamento. O outro recebeu 2 dentro de sua capacidade, o retorno foram 4 com 100% de aproveitamento. Porem o ultimo que recebeu somente 1 enterrou o telando apresentando ao Senhor algumas insustentáveis desculpas a cerca da sua atitude . (Mateus 25:18,24-25)

 

18 - Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. 

24 - Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;

25 - E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.

 

 

2º - (a) Homem duro

       (b) Ceifas onde não semeastes

       (c) Ajuntas onde não espalhastes

 

 

 

Percebe-se que o serviçal tinha conhecimento de quem era seu patrão, porem preferiu deixar o talento guardado dentro de si mesmo, saiba que o seu Senhor havia entregado a ele porque o mesmo tinha conhecimento de que ele possuía capacidade de administrar aquele talento, porem ele “cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu Senhor

Este é um ato não de precaução, mas de covardia, de omissão mesmo, Deus não nos julga pela falta da capacidade, mas pela falta de coragem ante as dificuldades que porventura o trabalho possa gerar, por essa razão Ele disse “eis que Estou convosco até a consumação dos séculos”, segundo a Bíblia somos chamados e depois escolhidos, passamos pelo chamamos de período de experiência, perguntaríamos a cada ser existente, o que se espera de um individuo que esta em fase de experiência? Que produza é o mais obvio.

            Deixar o talento guardado sem uso é próprio daqueles que quando é argüido sobre algum cargo a se ocupado ou se pergunta qual é a sua ocupação ele simplesmente responde “sou apenas membro de banco”.

            Talvez o fator que desencadeia essa atitude seja a monetária, o homem hodierno vive em função da renda, percebe-se que quanto mais se ganha, mais se deseja ganhar e em uma corrida desenfreada pelo sucesso coloca-se os “reino de Deus” (Mat 6:33)  em 2° lugar, isso é um perigo muito grande, pois trata-se de semeadura,  não se deve viver enganado, o que aqui você conquistar, aqui ficará deve-se aproveitar o que aqui se conquistou , porem com sabedoria remindo o tempo para também semear para o porvir, essa vida é efêmera, passa, faz parte de um vapor que logo se esvai, a do porvir contudo é eterna, durará uma eternidade, quanto tempo é uma eternidade? Pois é já vi que você vê quanto tempo dura uma eternidade, não preciso nem colocar a resposta neste papel.

 

            Veja que também neste item existe umas escala, os melhores sempre recebem mais afazeres, isso não significa necessariamente que sejam mais inteligentes, mas, que procuram sempre ser solícitos e não somente isso, essas pessoas sempre estão com aquele conceito “nada é tão bom que não possa ser melhorado” desta forma estão sempre lendo , pesquisando, se aprofundando na sua devida área, quem canta, não deixa para escolher o hino somente no momento da oportunidade, e também não escolhe em que lugar ou para que pessoas ira cantar, pois o seu intuito é louvar a Deus, desta forma também procura melhorar a sua entonação ensaiando sempre, quem prega sempre terá um assunto disponível para dialogar com alguém ou em uma igreja, sempre digo quando sou pego de surpresa: “temos sempre que carregar conosco um pequeno porem saboroso marmitex bem quentinho e apetitoso”, desta forma Deus sempre terá algo para nos apresentar na sua obra. Desta forma acontece com todos os outros cargos disponíveis dentro da igreja de Deus.

            Quando se olha para a igreja vê-se com clareza este tipo de crente, geralmente é aquele que não possui muito encargos, porem vive sempre a reclamar , porem não podemos contudo generalizar, pois existem aqueles que noutro tempo foram muito atarefados, mas que por motivos de força maior hoje não podem exercer cargos eclesiásticos dentro da igreja contudo porem sempre estão prontos a apoiar as ações de seus companheiros.

 

 

 

 

3° O RESULTADO DA OMISSÃO (MATEUS 25: 26-30)

 

 

26 - Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?

27 - Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros.

28 - Tirai-lhe, pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos.

29 - Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado.

30 - Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.

 

 

            A lei da semeadura é uma realidade tantos em nossos dias em Gálatas 06:7, Deus não permite que zombe Dele, precisamos ter muito cuidado embora as coisas pareçam a “La Von te”, haverá um dia que Ele julgara a todos indistintamente.

            Os serviçais dos 5 e 2 talentos foram beneficiados e galardoados e entraram para as bodas provaram que a fidelidade trás muitos benefícios para quem a usa com diligencia. Todavia porem o incauto serviçal que escondeu, tentou-se desculpar com seu Senhor que repetiu exatamente a sua fala, dizendo e reafirmando quanto ao seu conhecimento da postura severa do seu Senhor, sofrendo a seguir algumas punições;

 

            3.1 – Deveria ter dado aos banqueiros para receber o principal com juros:

                        a) Banqueiros será que esse termo não teria a ver com aqueles que muitas vezes chegam a nossas igrejas e vendem o seu talento de pregar, cantar, etc.. na realização das nossas festas? Será que não temos cantores, pregadores, ministradores, oradores, abençoadores, etc.? Falando em banqueiros você logo identifica os tais, pois os banqueiros somente querem ganhar, caso um negocio não venha a ser lucrativo então eles não investem. Muitos destes cantores e pregadores são assim, antes de vir a sua igreja querem acertar a quantia que irão receber, com adiantamento e tudo. E você que Deus deu o talento para pregar, para cantar, para abençoar, etc., e esta com a ferramenta enferrujada delegando esse trabalho a pessoas mercenárias que sorvem a gordura das ovelhas, não falo somente destes, mas também dos departamentos internos da Igreja que precisam de pessoas de bem para trabalhar, liderar, gerir e muitos de nos ficamos em nossas vidinhas sofisticadas, assistindo de camarotes as coisas passarem, esperando somente as bênçãos caírem em nosso regaço, cuidado podemos perder o trem e ficarmos aqui!

3.2 – O mercenário não tem a mesma preocupação que o Pastor.

            Se Deus nos deu a responsabilidade de sermos cooperadores nesta obra se delegarmos essa tarefa a outros estaremos sendo omissos, olhando para trás, lembra-se da palavra “arado”? Pois é que lança mão do arado e olha para trás não é digno, quando nos resignamos a ocupar nosso lugar por temer fracasso , estamos sim olhando para trás, nossas experiências, capacidade, dificuldades enfrentadas, estamos desta forma abrindo portas para estes homens inescrupulosos que somente visam as suas finanças.

 

 

 

 

 4.0 O PERIGO DA OMISSÃO (MATEUS 25:28-30)

 

 

28 - Tirai-lhe, pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos.

29 - Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado.

Questionário

O QUE VOCÊ PENSA DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL, É IMPORTANTE?

Nova categoria

21-08-2011 09:39

ESCOLA BIBLICA DOMINICAL

EBD - ESCOLA BIBLICA DOMINICAL - TODOS OS DOMINGOS  das 09h00 - 10h30mm - NA IEAD - SUMARÉ-SP Rua Maria Brumer, 450 - Resd.Campo Belo  PARTICIPE!! VENHA COM SUA FAMÍLIA     
24-06-2011 17:00

Cultos de Ensino

Nestes primeiros 6 meses os Cultos de Ensino do Campo de Sumare passou a realizar-se no Campo Belo, todas as Quintas-Feiras a partir das 20h 00 minutos.

Contatos

Pr.Jurandir Macchisini

jmacchisini@hotmail.com

R. Rozendo Alves de Souza, 14 - Jardim Calegari 13181-796- Sumaré - SP

(19) 99828-1891 (19) 3854-2377

Procurar no site

Noticias de Madureira

08-01-2013 14:18

Felicitações

Prezados amigos, Paz do Senhor Jesus.   Sejam bem-vindos à 2016 - Que a benção de Deus seja sobre a sua vida em mais este ano....   Nossos votos   Jurandir e Kátia 

Notícias

24-06-2011 22:05

CPO - CURSO DE PREPARAÇÃO DE OBREIROS

Caros Irmãos a Paz do Senhor Jesus         Amados, neste mês de Outubro/Novembro de 2015  a  Turma para o CPO será realizada no Jd.Santiago em Hortolândia-SP  nos dias 31 de Outubro/2015 e 02 de Novembro de 2015 - período 08:30-17:30 dias...
06-08-2010 17:12

Criativa

A nossa nova página de Internet foi lançada hoje. Este site foi criado com a finalidade de propagar  estudos de debates dentro do ambito cristão com estudos direcionados, sempre com base na PED (Palavra Escrita de Deus) tambem para uso dos Alunos do CPO (Curso preparatório para Obreiros)...

Notícias

24-06-2011 22:05

CPO - CURSO DE PREPARAÇÃO DE OBREIROS

Caros Irmãos a Paz do Senhor Jesus         Amados, neste mês de Outubro/Novembro de 2015  a  Turma para o CPO será realizada no Jd.Santiago em Hortolândia-SP  nos dias 31 de Outubro/2015 e 02 de Novembro de 2015 - período 08:30-17:30 dias...
06-08-2010 17:12

Criativa

A nossa nova página de Internet foi lançada hoje. Este site foi criado com a finalidade de propagar  estudos de debates dentro do ambito cristão com estudos direcionados, sempre com base na PED (Palavra Escrita de Deus) tambem para uso dos Alunos do CPO (Curso preparatório para Obreiros)...

Questionário

Gostou do nosso Site?

Calendário de Eventos

06-02-2013 11:48

EBD - Escola Bíblica Dominical

 EBD - Todos os domingos inicio às 09:00 - 10:30 em todas as igreja Evangélicas Assembleia de DEus - Ministério de madureira    Em Sumaré - Sede Campo Belo - Rua Antonio Barijan Filho, 50 - Residencial CAmpo Belo - Sumaré - SP 

Planejar o Presente

"O Senhor é o meu Pastor e Nada me faltará" - Salmo 23:1

Crie o seu site grátisWebnode